terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
ESTRATÉGIAS PARA DIAGNÓSTICO E AS POSSÍVEIS FORMAS DE AGRUPAMENTOS
PARA QUE SERVE O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico serve para o aluno mostrar o que sabe e para o professor planejar as atividades que ajudarão os alunos a se desenvolverem.
Neste momento não é hora de fazer o aluno entrar em conflito. Para isso existem as atividades específicas, tais como: letras móveis, escritas em duplas, jogos, etc.
Assim, durante a sua realização o professor deve facilitar a tarefa para a criança mostrar o que sabe.
COMO FACILITAR A TAREFA DA CRIANÇA EM MOSTRAR O QUE SABE?
Organizar listas de 4 palavras do mesmo campo semântico seguindo a seguinte classificação: uma polissílaba; uma trissílaba; uma dissílaba; uma monossílaba.
Evitar a repetição de sílabas com a mesma vogal. No início da alfabetização, é comum as crianças ficarem presas no uso da quantidade mínima e no eixo da variedade de letras. Se não houver esta variedade podemos bloquear as crianças, dificultando um diagnóstico mais preciso.
LISTA QUE FACILITA O DIAGNÓSTICO
- PELICANO
- MOSQUITO
- PIOLHO
- COBRA
- RÃ
LISTA QUE NÃO FACILITA O DIAGNÓSTICO
- BOLO
- BALA
- BOMBOM
- CHICLETES
- DOCE
Diagnóstico de frase?!?!: o ideal é solicitar à criança que escreva um texto conhecido: trecho de música, parlenda, etc.
Segue abaixo uma sugestão de Avaliação Diagnóstica:
NOME:_____________________________________________
1a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
1.CIRCULE NO QUADRO AS LETRAS DO SEU NOME.
(monte um quadro com o alfabeto completo)
2. ESCREVA COMO SOUBER O SEU NOME NO ESPAÇO ABAIXO.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3. DESENHE COMO VOCÊ É.
2a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
4. CIRCULE O NUMERAL DA QUANTIDADE DE CADA CONJUNTO.
(Cole em dois quadros uma das quantidades abaixo de duas figuras diferentes)
(por exemplo: cinco flores) (por exemplo sete bolas)
3 - 4 - 5 - 6 6 - 7 - 8 - 9
5. MARQUE O DESENHO EM QUE O NOME RIMA COM LIMÃO.
6. CIRCULE TODA VEZ QUE A PALAVRA MALA APARECE.
NABO MELÃO MALA
MALA
LATA MALA MATA
3a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
7. ESCREVA A PRIMEIRA LETRA DO NOME DOS DESENHOS.
8. FAÇA O QUE A PROFESSORA VAI INDICAR.
ESCREVA COMO SOUBER OS NOMES DOS DESENHOS.
(cole dois desenhos, pipa e boneca por exemplo, e deixe um traçado para a escrita do nome)
___________________________
___________________________
4a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
10. REPRESENTE A QUANTIDADE DE BORBOLETAS EM CADA QUADRO.
(Faça 4 quadros com com quantidades diferentes de borboletas, não mais que nove em cada um)
11. ESCUTE A FRASE QUE A PROFESSORA VAI FALAR E FAÇA UM DESENHO
(leia a frase sem pausas) A CHUVA CAI NO JARDIM.
5a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - _____/____/2015
12. PENSE E ESCREVA O NOME DOS DESENHOS.
(cole Aqui 4 desenhos com traçado para a escrita do nome)
13. O QUE MAIS SEI ESCREVER.
_______________________________________________________
A Avaliação está dividida em cinco fases, pode ser aplicada em dias diferentes do mesmo mês.
Segue abaixo uma sugestão de Avaliação Diagnóstica:
NOME:_____________________________________________
1a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
1.CIRCULE NO QUADRO AS LETRAS DO SEU NOME.
(monte um quadro com o alfabeto completo)
A B C D E F G
N I J K L M N
O P Q R S T U
V W X Y Z
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3. DESENHE COMO VOCÊ É.
2a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
4. CIRCULE O NUMERAL DA QUANTIDADE DE CADA CONJUNTO.
(Cole em dois quadros uma das quantidades abaixo de duas figuras diferentes)
(por exemplo: cinco flores) (por exemplo sete bolas)
3 - 4 - 5 - 6 6 - 7 - 8 - 9
5. MARQUE O DESENHO EM QUE O NOME RIMA COM LIMÃO.
(cole três figuras mas apenas uma deve terminar com "ão")
6. CIRCULE TODA VEZ QUE A PALAVRA MALA APARECE.
NABO MELÃO MALA
MALA
LATA MALA MATA
3a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
7. ESCREVA A PRIMEIRA LETRA DO NOME DOS DESENHOS.
8. FAÇA O QUE A PROFESSORA VAI INDICAR.
(monte um quadro com oito figuras diferentes - pato, cavalo, rato, moto, tartaruga,leão, avião, bola)
peça para que seu aluno pinte apenas as figuras que terminam com "to" ou com "ão"
(cole dois desenhos, pipa e boneca por exemplo, e deixe um traçado para a escrita do nome)
___________________________
___________________________
4a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - ____/____/2015
10. REPRESENTE A QUANTIDADE DE BORBOLETAS EM CADA QUADRO.
(Faça 4 quadros com com quantidades diferentes de borboletas, não mais que nove em cada um)
11. ESCUTE A FRASE QUE A PROFESSORA VAI FALAR E FAÇA UM DESENHO
(leia a frase sem pausas) A CHUVA CAI NO JARDIM.
5a ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 1o ANO - _____/____/2015
12. PENSE E ESCREVA O NOME DOS DESENHOS.
(cole Aqui 4 desenhos com traçado para a escrita do nome)
13. O QUE MAIS SEI ESCREVER.
_______________________________________________________
A Avaliação está dividida em cinco fases, pode ser aplicada em dias diferentes do mesmo mês.
QUE CUIDADOS DEVEMOS TER AO APLICAR O DIAGNÓSTICO?
- Dominar a construção da escrita para saber exatamente o que os alunos pensam quando escrevem.
- Realiza-lo individualmente.
- Não escandir as palavras.
- Pedir que leiam o que escreveram.
- Não corrigir o que o aluno escreveu.
- Deixá-lo à vontade para apagar, reescrever ou aumentar letras que queiram.
COMO AGRUPAR OS ALUNOS PENSANDO NA BASE ALFABÉTICA?
Antes de agrupar os alunos, precisamos ter clareza do que queremos trabalhar e o que sabe cada aluno: sabe traçar as letras? Conhece as letras? Qual é seu nível de escrita?
Não podemos agrupar as crianças que pensam igual. O ideal é que possamos agrupá-las por nível de aproximação para que, ao escreverem juntas, entrem em conflito cognitivo e modifiquem sua aprendizagem.
Dessa forma, em alguns momentos uns alunos ajudam os colegas e em outros momentos serão ajudados. Por isso é necessário que se promova rodízios freqüentes, tomando como ponto de partida o diagnóstico. Outro aspecto que devemos levar em conta é o comportamento das crianças.
QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS FORMAS DE AGRUPAMENTO?
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO- Aluno que não sabe grafar letras (movimentos contínuos e descontínuos) com um que sabe letras.
- Aluno que só grafa letras do nome com um que já conhece muitas letras.
- Aluno que conhece muitas letras com outro que também conhece, porém, que já percebe o som inicial ou final das palavras.
- Aluno que percebe o som inicial ou final das palavras com um aluno que se encontra no nível de escrita silábico evoluído.
- Aluno que conhece muitas letras com um aluno que se encontra no nível de escrita silábico restrito.
- Aluno que se encontra no nível silábico restrito (SVS - sem valor sonoro) com outro que se encontra no nível silábico evoluído(CVS - com valor sonoro).
- Aluno que só usa a mesma letra com outro que registra mais letras.
- Aluno que se encontra no silábico evoluído com outro no nível silábico alfabético.
- Aluno no nível silábico-alfabético com outro do nível alfabético.
- Turma toda alfabética: dá conta de escrever sílabas complexas? Percebe que se fala de um jeito e escreve de outro? Aglutina? Já segmenta?
CONSTRUÇÃO DA BASE ALFABÉTICA
Através da análise das escritas dos alunos, podemos pensar em algumas propostas que propiciam a construção da base alfabética.
Estas são algumas possibilidades. Participar (ora como observador, ora como escriba) de situações reais e significativas em que a leitura e a escrita estão presentes com sua função social, é, sem dúvida, a mais rica possibilidade de pensar sobre a base alfabética.
PARA CONHECER AS LETRAS
- Presenciar momentos significativos de escrita;
- Trabalhar com as fichas do nome;
- Aprender as letras de seu nome e dos colegas;
- Aprender a ordenar as letras do nome;
- Brincar de bingo;
- Forca (professora escriba);
- Bingo com a ficha do nome próprio e dos colegas;
- Memória: nome X inicial ou retrato X inicial;
- Cruzadão com letras móveis;
- Brincar de caldeirão com a professora como escriba.
PARA APRENDER A GRAFAR AS LETRAS
- Realizar muitas tentativas de escrita significativas com um propósito e finalidade;
- Presenciar pessoas escrevendo com um propósito e finalidade;
- Aprender a escrever o seu nome e o dos colegas (anotar nomes nas atividades, os nomes dos colegas do seu time, etc);
- Caldeirão da bruxa, forca e jogo do professor (tendo a criança como escriba).
PARA PERCEBER A ORIENTAÇÃO DA ESCRITA
- Presenciar situações significativas de escrita que tenham um propósito e finalidade;
- Escrever em dupla com um colega que já começou a pensar na orientação da escrita;
- Ser comunicado (conhecimento social);
- Colocar as letras do seu nome e dos colegas em ordem com letras móveis;
- Caldeirão, jogo do professor;
- Ser questionado pelo professor ao colocar a primeira letra do seu nome, onde colocará a próxima;
- Cruzadão com letras móveis.
PARA CONSTRUIR VALOR SONORO (CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA)
- Adedanha ou adedonha, o também chamado "Stop ortográfico";
- Alfândega;
- Aliteração: figura de linguagem que consiste em repetir consoantes, vogais ou sílabas num verso ou numa frase, especialmente as sílabas tônicas.
- Rima;
- Escrever textos de memória (poesias, rimas, parlendas) ou palavras estáveis;
- Realizar escritas espontâneas com propósito e finalidade;
- Diagramar textos de memória;
- Escrever em dupla com um colega que já começou a pensar na consciência fonológica;
- Lista com a mesma letra inicial (buscar um mesmo campo semântico);
- Bingo e memória (cartela de animais X inicial ou o contrário);
- Tentar ler palavras que começam com a mesma letra inicial.
PARA CRIANÇAS QUE AGLUTINAM
- Texto aglutinado para segmentá-lo;
- Escrever em dupla com um colega que segmenta;
- Caça-palavras;
- Diagramar textos significativos;
- Presenciar pessoas pensando sobre aglutinação e segmentação.
PARA CRIANÇAS QUE ORA ESCREVEM A SÍLABA COMPLETA, ORA NÃO
(NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO)
- Ganhar volume de leitura;
- Ter muita possibilidade de pensar na escrita;
- Escrever textos de memória;
- Escrever um dupla com um colega que está alfabético;
- Ler o que escreveu;
- Atividades de consciência fonológica;
- Letras embaralhadas em lacunado;
- Caldeirão e forca;
- Lacunado;
- Cruzadinha;
- Caça-palavras.
TRABALHO COM JOGOS
- Utilizar em momentos sistematizados com o objetivo de pensar sobre a construção da escrita;
- Conhecer suas possibilidades de intervenção;
- Deve ser adequado ao diagnóstico realizado;
- Realizar em duplas ou grupos de acordo com o diagnóstico;
- Repeti-lo para que possa intervir em diferentes grupos.
TRABALHO COM PARLENDA
Por que trabalhar textos de memória?
- ESSE TIPO DE TEXTO É SIGNIFICATIVO;
- AJUDA NA ASSOCIAÇÃO;
- A ESTRUTURA JÁ ESTÁ GARANTIDA E O ALUNO VAI INVESTIR SOMENTE NA ESCRITA.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM PARLENDAS:
Ir graduando as dificuldades, de acordo com o ritmo da sua turma:
1) Apresentar a parlenda em um cartaz em sala;
2) Ler para as crianças passando o dedo em palavra por palavra;
3) Memorizar a parlenda e utilizá-la em brincadeiras corporais;
4) Usá-las para sortear ajudantes, quem começa um jogo ou atividade, locomover-se pela escola, etc;
5) Pedir para as crianças virem a frente ler a parlenda para os colegas;
6) Promover um recital de parlenda para trabalhar a oralidade;
7) Fazer os personagens da parlenda de material reciclável;
8) Cortar as parlendas em tiras para as crianças ordenarem;
9) Levar a parlenda para casa para “ler” para os pais em uma bolsinha ou envelope;
10)Recortar a parlenda em palavras para as crianças realizarem a diagramação;
11) Desenhar os personagens da parlenda;
12)Fazer um livro com as parlendas preferidas do grupo;
13)Fazer uma lista com as palavras que rimam;
14)Fazer a caixa de parlendas: palavras em tiras. O aluno retira a tira e tem que recitar a parlenda da qual essa palavra faz parte;
15)Fazer bingo com as palavras da parlenda;
16)Jogar as palavras da parlenda no chão para adivinharem onde está escrita cada palavra: quem acha a palavra CAPITÃO... vou dar uma dica... termina com O;
17)Realizar a escrita da parlenda após ter sido memorizada em dupla;
18)Fazer lacunados para que completem:
REI ________
_________ LADRÃO
(Variação: lacunado com grade)
(Variação: lacunado com grade)
19)Memória: desenho X palavras da parlenda;
20) Caça-palavras e cruzadinha das palavras da parlenda;
IMPORTANTE! É necessário um trabalho constante com a parlenda, num período de no mínimo 2 semanas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM NOME
1o momento: nome do aluno
1) Apresentação do nome do aluno utilizando o crachá. Cada aluno irá falar para os colegas após entrevista realizada em casa com os pais: nome e origem, quem o escolheu, se gosta ou não do nome, que outro nome gostaria de ter e porquê.
2) Identificação do próprio nome no crachá ou ficha: espalhar os crachás no chão e cada criança descobrirá seu nome. A professora poderá dirigir a atividade, indagando:
- Onde você acha que está escrito seu nome?
- Mostre com o dedinho onde está escrito seu nome.
- Por onde a gente começa a escrever seu nome?
- Como você sabe que este nome é seu?
3) Chamar atenção para outros aspectos: nome pequeno, nome grande, letra inicial e final, letras repetidas, formato das letras, etc.
4) Embaralhar os nomes para cada aluno encontrar o seu.
5) Uso das fichas na rodinha para o aluno identificar o próprio nome e depois os dos colegas.
6) Brincar de “Coelhinho vai para a sua toca”: espalhar as fichas e os alunos correm ao redor; quando o professor gritar “Coelhinho, ache sua toca” cada um deverá encontrar a toca onde está a ficha de seu nome.
7) Dança da cadeira: dançar ao som de uma música cantada pelos alunos.
Quando a música acabar, cada aluno deverá sentar na cadeira onde está seu nome (colocar alunos a mais que o número de cadeiras, mas tomar cuidado para que todos tenham a oportunidade de participar).
8) Jogo de esconde-esconde: os meninos escondem as fichas com os nomes das meninas e vice-versa. Ao sinal da professora, cada um procurará sua ficha.
9) Sempre registrar nome nas atividades mimeografadas.
10) Observando a ficha, modelar as letrinhas do nome.
11) Quebra-cabeça do nome: cortar a ficha em pedaços, em sílabas e depois em letrinhas para a criança montar e depois colar.
12) Bingo de letras.
2o momento: nome do colega
1) Faça ações de incentivo, fale com os alunos que “iremos escrever no caderno o nome dos nossos coleguinhas, para guardar de recordação...”
2) Escolha um nome por dia (2 ou 3 vezes por semana).
3) Escreva o nome no quadro.
4) Peça para a turma ler o nome.
5) Ressalte detalhes como: tamanho do nome, letras repetidas, acento...
6) Conte as letras do nome e pergunte aos alunos quem sabe o nome de cada uma. Caso não saibam, você pode falar.
7) Usando palmas, “cante” o nome para descobrir quantos pedacinhos tem (divisão silábica – oral).
8) Deixe exposto no quadro, cartaz, o nome escolhido do dia.
9) Sempre faça a leitura dos nomes.
À medida que outros nomes forem trabalhados, após aproximadamente 2 semanas, realize também as atividades abaixo:
1) Sortear ajudantes para os alunos identificarem quem é, observando a ficha.
2) Embaralhar as fichas e deixar que cada aluno retire, sem olhar, uma ficha e diga para a turma o nome que pegou.
3) Cantar músicas para a chamada: os alunos começam a cantar e a professora mostra então uma ficha. Os alunos deverão completar a música com o nome que está na ficha mostrada.
4) Separar nomes de meninos e meninas.
5) Dominó de nomes.
6) Completar nomes faltando letras, observando modelo.
7) Caça-palavras: começar com poucos nomes.
8) Labirinto: passar por um determinado caminho onde só tenha nome de...
9) Bingo de nomes.
10) Boliche com os nomes.
11) Ligar nomes iguais.
12) Ligar cada nome à sua primeira letrinha.
13) Encontrar no painel de nomes o que possui o número de letras pedido.
14) Encontrar o nome maior, menor.
15) Mostrar para os alunos um pedacinho (sílaba) para que encontrem o nome que começa com o pedacinho mostrado e então copie-o.
16) Encontrar um rótulo que começa com a mesma letra do nome.
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