terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
1ª Etapa
Características de escrita no Nível Pré-Silábico
Imagem da net |
- Movimentos contínuos;
- Movimentos descontínuos;
- Semi-letras (pseudo letras);
- Escrita focada nas letras do nome;
- Escrita fixa para representar coisas diferentes;
- Realismo nominal: coisas pequenas, palavras pequenas. Coisas grandes, palavras grandes:
NURG (NENÉM)
FTGRFDPTRARSV (PAI)
- Leitura seguida;
- Eixo da quantidade mínima: acha que para escrever é necessário usar
- no mínimo 3 ou 4 letras;
- Eixo qualitativo: acha que para escrever é necessário variar os caracteres.
DSFG (ESCRITA ACEITÁVEL)
AAA (ESCRITA INACEITÁVEL)
A escrita pré-silábica se caracteriza pela não correspondência entre as letras e os sons das palavras. Ao nomearem um animal ou objeto nessa fase, os pequenos escrevem uma série de letras desconexas, e depois as leem sem fazer nenhum tipo de análise. As letras conhecidas, como as do próprio nome da criança, por exemplo, servem como referência para suas tentativas de escrita: isso acontece porque elas ainda não conseguiram perceber que palavras diferentes não podem ser escritas da mesma maneira.
Nesta etapa, os pequenos também costumam relacionar o tamanho do objeto que ela representa, utilizando, por exemplo, muitas letras para escrever “boi” e poucas para “formiga”.
A fase pré-silábica pode ser dividida em dois momentos:
• No primeiro, os alunos conseguem distinguir um desenho de uma escrita, reconhecendo o que é possível ler.
• No segundo, organizam dois conceitos importantes para o processo de alfabetização: que é necessário um mínimo de letras para formar uma palavra inteligível e que, para a escrita, não se deve utilizar caracteres aleatoriamente.
Trabalho simultâneo com letras e nomes próprios.
Objetivo: propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras necessárias para que escrevam a partir da memorização global dos nomes.
Atividades pontuais:
- número de letras, ordem das letras no nome e tamanho do nome;
- iniciais de nomes, forca de nomes, memória de letras e nomes;
- dos colegas à vista de modelo;
- Memorização global dos nomes dos alunos e da professora;
- Análise da constituição dos nomes quanto a: letras iniciais e finais, Atividades específicas: bingo de letras, bingo de nomes, bingo de Alfabeto móvel: cobrir as fichas ou crachás, formar o próprio nome e Classificação de nomes que: começam com a mesma letra, terminam com a mesma letra, possuem o mesmo número de letras, nomes grandes e pequenos.
Construção da escrita
Objetivos: levar as crianças a perceberem a necessidade de elaboração de listas (função da escrita); criar uma simulação que permita a exposição, na sala de aula, das chamadas palavras estáveis, que poderão ser utilizadas em atividades futuras.
Conteúdos trabalhados:
• Apresentação do sistema alfabético (A leitura do Alfabeto precisa ser uma rotina diária)
• Apropriação dos procedimentos de revisão de texto (para que haja reflexão sobre os procedimentos primeiro o aluno precisa conhecer esses procedimentos e se apropriar dele, para tanto é necessário que a pratica de revisão seja periodicamente realizada com os textos trabalhados)
• Características textuais do formato mural (conforme os gêneros textuais forem trabalhados, exponha os textos em murais na sala de aula, propiciando contato visual direto com o texto)
• Procedimentos iniciais de revisão de texto
1. Peça aos pequenos que escrevam, em seus cadernos, os nomes de seus animais preferidos.
2. Quando terminarem, solicite que cada criança leia o que escreveu.
3. Dê atenção individual aos alunos nesse momento. Passe de carteira em carteira e avalie como cada criança escreveu o nome do seu bicho predileto. Oriente-as a perceberem que, para nomearem diferentes animais, precisam construir palavras distintas, com letras diversas e em ordem diferente (lembre-se das características da fase pré-silábica).
4. Questione-os, por exemplo, se a palavra macaco possui o mesmo som que o termo cachorro. Essa intervenção será muito importante para que os alunos identifiquem a relação entre palavra e som e passem a buscá-la em seus escritos.
5. Agora, atue como escriba e peça para os alunos dizerem as suas preferências animais e anote na lousa o ditado da turminha. Aproveite a ocasião para chamar a atenção do grupo para os diferentes sons das palavras que você escreveu. Esse é o momento das crianças refletirem sobre a forma de representação das palavras.
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