terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

1ª Etapa

Características de escrita no Nível Pré-Silábico 


Imagem da net

  • Movimentos contínuos;
  • Movimentos descontínuos;
  • Semi-letras (pseudo letras);
  • Escrita focada nas letras do nome;
  • Escrita fixa para representar coisas diferentes;
  • Realismo nominal: coisas pequenas, palavras pequenas. Coisas grandes, palavras grandes:
NURG (NENÉM)
FTGRFDPTRARSV (PAI)

  • Leitura seguida;
  • Eixo da quantidade mínima: acha que para escrever é necessário usar 
  • no mínimo 3 ou 4 letras;
  • Eixo qualitativo: acha que para escrever é necessário variar os caracteres.

DSFG (ESCRITA ACEITÁVEL)
AAA (ESCRITA INACEITÁVEL)

A escrita pré-silábica se caracteriza pela não correspondência entre as letras e os sons das palavras. Ao nomearem um animal ou objeto nessa fase, os pequenos escrevem uma série de letras desconexas, e depois as leem sem fazer nenhum tipo de análise. As letras conhecidas, como as do próprio nome da criança, por exemplo, servem como referência para suas tentativas de escrita: isso acontece porque elas ainda não conseguiram perceber que palavras diferentes não podem ser escritas da mesma maneira.

Nesta etapa, os pequenos também costumam relacionar o tamanho do objeto que ela representa, utilizando, por exemplo, muitas letras para escrever “boi” e poucas para “formiga”.

A fase pré-silábica pode ser dividida em dois momentos:

• No primeiro, os alunos conseguem distinguir um desenho de uma escrita, reconhecendo o que é possível ler.

• No segundo, organizam dois conceitos importantes para o processo de alfabetização: que é necessário um mínimo de letras para formar uma palavra inteligível e que, para a escrita, não se deve utilizar caracteres aleatoriamente.

Trabalho simultâneo com letras e nomes próprios.

Objetivo: propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras necessárias para que escrevam a partir da memorização global dos nomes.

Atividades pontuais:
  • número de letras, ordem das letras no nome e tamanho do nome;
  • iniciais de nomes, forca de nomes, memória de letras e nomes;
  • dos colegas à vista de modelo;
  • Memorização global dos nomes dos alunos e da professora;
  • Análise da constituição dos nomes quanto a: letras iniciais e finais, Atividades específicas: bingo de letras, bingo de nomes, bingo de Alfabeto móvel: cobrir as fichas ou crachás, formar o próprio nome e Classificação de nomes que: começam com a mesma letra, terminam com a mesma letra, possuem o mesmo número de letras, nomes grandes e pequenos.

Construção da escrita

Objetivos: levar as crianças a perceberem a necessidade de elaboração de listas (função da escrita); criar uma simulação que permita a exposição, na sala de aula, das chamadas palavras estáveis, que poderão ser utilizadas em atividades futuras.

Conteúdos trabalhados:

• Apresentação do sistema alfabético (A leitura do Alfabeto precisa ser uma rotina diária)

• Apropriação dos procedimentos de revisão de texto (para que haja reflexão sobre os procedimentos primeiro o aluno precisa conhecer esses procedimentos e se apropriar dele, para tanto é necessário que a pratica de revisão seja periodicamente realizada com os textos trabalhados)

• Características textuais do formato mural (conforme os gêneros textuais forem trabalhados, exponha os textos em murais na sala de aula, propiciando contato visual direto com o texto)

• Procedimentos iniciais de revisão de texto

1. Peça aos pequenos que escrevam, em seus cadernos, os nomes de seus animais preferidos.
2. Quando terminarem, solicite que cada criança leia o que escreveu.
3. Dê atenção individual aos alunos nesse momento. Passe de carteira em carteira e avalie como cada criança escreveu o nome do seu bicho predileto. Oriente-as a perceberem que, para nomearem diferentes animais, precisam construir palavras distintas, com letras diversas e em ordem diferente (lembre-se das características da fase pré-silábica).
4. Questione-os, por exemplo, se a palavra macaco possui o mesmo som que o termo cachorro. Essa intervenção será muito importante para que os alunos identifiquem a relação entre palavra e som e passem a buscá-la em seus escritos.
5. Agora, atue como escriba e peça para os alunos dizerem as suas preferências animais e anote na lousa o ditado da turminha. Aproveite a ocasião para chamar a atenção do grupo para os diferentes sons das palavras que você escreveu. Esse é o momento das crianças refletirem sobre a forma de representação das palavras.

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