terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
2ª Etapa
Características de escrita no Nível silábico
- As crianças passam a trabalhar com a hipótese de que a escrita representa a fala.
- Uma letra para cada sílaba.
- Qualquer letra para representar.
- Silábico restrito: qualquer letra CRG (banana) MGE (tubarão)
- Silábico evoluído: associa letra/ som BNA, BNN, AAA (banana)
- Leitura silabando letra por letra: JKU (cavalo)
- Eixo qualitativo: ATN (banana) Eixo quantitativo: UAPKERT (uva)
IMPORTANTE! É sempre necessário pedir para o aluno ler e marcar a forma como ele o fez.
Instigue as crianças a buscarem correspondências fonéticas nas palavras Se você já consegue identificar, na escrita de seus alunos, tentativas de dar um valor sonoro para cada letra, é hora de desenvolver atividades do nível silábico. Nessa etapa de alfabetização, as crianças descobrem que as palavras se dividem em partes (letras), controladas pelas sílabas e quantidade de letras.
Os pequenos, nessa fase, geralmente necessitam de um tempo maior para avançarem na leitura e na escrita. Porém, esse é, o período de maior importância evolutiva do letramento. Cada letra, para a turminha, vale por uma sílaba, e já se torna possível “ler” o que escreveram (é a época de acompanhar a leitura com os dedinhos!).
No nível silábico, fica mais fácil, para o adulto, compreender a escrita da criança, porém, é preciso desafiá-la sempre, para que não fique satisfeita simplesmente por se fazer entender. O importante é provocar os alunos, ficando sempre de olho no que eles escrevem nos cadernos e questioná-los se as palavras condizem com o seu correspondente fonético. A escrita cultural, nos diferentes gêneros textuais, continua a ser a fonte de referência para a construção das hipóteses das crianças na alfabetização, como você confere a seguir.
Trabalho simultâneo com letras e nomes próprios
Objetivo: estimular o reconhecimento dos sons das letras através da análise
da primeira sílaba dos nomes.
Atividades pontuais:
- Desmembramento oral dos nomes em sílabas: pronúncia pausada dos nomes, solicitando-se aos alunos que contem os pedacinhos;
- Análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios;
- Completar nomes com a primeira letra;
- Classificação de nomes próprios com o mesmo número de sílabas;
- Atividades para trabalhar sons iniciais, finais e rimas dos nomes;
- Montar nomes com o alfabeto móvel (sem modelo);
- Colocar letras em ordem alfabética.
Atividade 1 para desenvolver a escrita do nível silábico
Objetivos: diferenciar a escrita de outras formas gráficas em anúncios e embalagens; associar o desenho e a palavra grafada com objetos do meio social; utilizar esses portadores textuais como escrita fixa para aplicar as sílabas em outros textos.
Conteúdos trabalhados:
• Leitura da imagem e sua relação com o texto, além da intenção do anúncio publicitário (vender)
• Identificação, localização e interpretação de aspectos significativos da propaganda
• Visão crítica da cultura do consumismo
Com seu fascinante universo de cores, textos, fotos, ilustrações e imagens, a publicidade envolve e cativa os pequenos devido ao seu alto apelo lúdico. Como os anúncios já fazem parte do cotidiano da turminha exercite a leitura de textos publicitários e embalagens a partir de produtos diversos.
1) Peça para os pequenos trazerem de casa embalagens, jornais e revistas.
2) Faça uma roda com a turminha e espalhe, no centro, todo o material coletado.
3) Oriente-os a observarem os anúncios publicitários, refletindo sobre a intenção das mensagens e suas características gráficas. Faça o mesmo com as embalagens, identificando logotipos e marcas.
4) Faça um levantamento, junto com a turminha, das semelhanças e diferenças entre os dois textos e compare-os com gênero jornalístico.
5) Leia os textos dos produtos em voz alta e faça comentários sobre eles para os alunos. Peça que as crianças identifiquem letras e palavras que foram lidas.
Dica: Como complementação da atividade, construa um supermercado dentro da sala de aula. Para isso, utilize as próprias embalagens de produtos e mais alguns brinquedos que simbolizem outros itens e monte prateleiras divididas por segmentos (latarias, cereais, grãos, farináceos, etc), com etiquetas de preços arbitrários. Peça para cada aluno elaborar uma lista do que irá comprar no mercado e seguir a relação de itens na hora de realizar a aquisição dos produtos. Depois, oriente que façam uma nova lista, dessa vez escrevendo as marcas de cada produto e registrando seu preço. Além de divertida, a brincadeira do mercado dá sentido às aprendizagens das crianças, mostrando a aplicação da língua escrita.
Atividade 2: para desenvolver a escrita do nível silábico
OFICINA DE PUBLICIDADE
Que tal criar, com os pequenos, uma miniagência de publicidade? Nessa atividade, as crianças vivenciam o trabalho dos redatores e designers de propaganda ao elaborarem textos persuasivos e com apelo comercial. Utilize as embalagens da sugestão anterior para dar suporte ás peças publicitárias da turminha. Para enriquecer a dinâmica, traga de casa revistas, jornais e panfletos publicitários e ofereça-os às crianças como modelos para a realização da oficina.
Objetivos: Elaborar textos dentro do gênero publicitário para panfletos dos produtos do supermercado da escola; refletir sobre a função desse tipo de texto.
Materiais: Papel sulfite, cola, tesoura, canetinhas hidrocor, jornais, revistas.
Conteúdos trabalhados:
• Relação texto-imagem
• Senso crítico em relação às propagandas
• Prática da escrita do gênero publicidade
• Observação e detalhamento de objetos
1. Espalhe pelo chão da sala de aula as embalagens e produtos do mercado da atividade anterior. Pergunte aos pequenos se já viram algum anúncio publicitário dos produtos ali disponíveis, conduzindo as respostas para o conteúdo textual e para as imagens dos panfletos.
2. Divida a sala em trios e explique que cada equipe será uma agência de publicidade. Solicite que escolham a embalagem que desejam anunciar (uma para cada grupo)
3. Atribua às equipes a tarefa de criar um panfleto para o produto escolhido. Ofereça como modelos os panfletos também utilizados na sequência didática das embalagens.
4. Oriente a elaboração dos textos dos anúncios de cada grupo: primeiro oralmente e depois um pré-texto, com contribuições de todos os integrantes.
5. Façam uma revisão coletiva e corrija os textos junto com cada trio.
6. Criem o panfleto com folhas sulfite, recortes de revistas e jornal, cola, tesoura, e canetinhas hidrocor.
7. Para finalizar, tire cópias dos panfletos criados pela turma e distribua-os pela escola, convidando os outros alunos a visitarem o supermercado dos pequenos.
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