quinta-feira, 23 de abril de 2015
1- A história do próprio nome:
Como dever de casa, sugerir às crianças que peçam à mãe que escreva ou conte por quereceberam aquele nome.
2-Identificação do próprio nome no crachá:
Os crachás são espalhados na mesa e cada criança deve descobrir seu nome.
3- Identificação dos nomes dos colegas nos crachás:
Crachás são espalhados no chão. As crianças ficam assentadas em círculo:
_ Quem conhece outros nomes além do seu?
_ Mostre-me o nome do ...
_ Como você sabe que este é o nome do ...
(cada criança deve explicar o critério usado)
4- Classificação dos nomes:
As crianças recebem uma folha contendo os nomes de todos os colegas. Devem recortar
e colar juntos, em outra folha, os nomes que são parecidos, de acordo com critério do próprio
ou sugerido pela professora.
5- Jogo com a ficha do nome:
As crianças recebem uma ficha com seu nome.
Devem dizer, batendo palmas, quantas letras tem o seu nome.
De quantos pedaços ele é formado.
A professora sugere: Vamos recortar o nome (como se fosse um quebra-cabeça) e
depois montá-lo para colar no caderno.
6- Outro jogo com a ficha:
Cada criança recebe uma ficha com o seu nome. A professora escreve no quadro uma
letra sem pronunciá-la.
_ Quem tem essa letra no nome? Faça uma cruz nela.
_ E esta? Faça uma bolinha.
_ E esta? Faça um risco.
Agora vocês vão escrever:
_ Quantas letras tem seu nome? Faça o numeral que represente a quantidade.
_ Quantas letras você marcou? Desenhe o numeral.
_ Quantas letras você não marcou? Escreva o numeral.
_ O que tem mais? Letras ou letras marcadas?
7- Jogo em dupla:
A professora distribui, para duas crianças que estão juntas, um retângulo de papel.
_ Cada colega vai escrever o nome do outro.
_ cada um escreve seu próprio nome e compara com o do colega.
_ Há alguma coisa parecida no seu nome e no de seu colega?
_ O que é parecido? Faça uma cruz nele.
_ O que é diferente? Faça um risco nele.
8- Correspondência de letras:
As crianças recebem uma folha de papel com os nomes de dois colegas. (Cada folha
com uma dupla diferente). Devem fazer a correspondência de letras parecidas nos dois
9- Recorte e colagem (letra inicial do nome)
Recorte e cole palavras, com a letra inicial de seu nome.
Os alunos devem procurar, em revistas e jornais, palavras que comecem com a letra do
seu nome, recortá-las e colá-las no caderno.
10- Recorte e colagem (Número de letras no nome)
Recorte e cole palavras com a mesma quantidade de letras que tem o seu nome.
As crianças devem procurar, em revistas e jornais, palavras com o mesmo número de
letras do seu nome, recortá-las e colá-las no caderno.
11- Ditado de iniciais:
Os alunos recebem uma folha de papel ofício. Devem dobrá-la, dividindo-a em oito
A professora dita o nome de um colega e as crianças escrevem a letra inicial daquele
12- Complementação (Preenchimento de lacunas)
A criança recebe uma ficha com seu nome, mas nele estão faltando algumas letras.
Deve completá-lo, fazendo posteriormente o confronto com outra ficha.. O mesmo trabalho
será feito com nomes dos colegas.
13- Bingo do nome próprio:
Cada aluno recebe um cartão com o seu nome e algumas sementes para marcar. A
professora lê e mostra uma a uma as letras retiradas de um saquinho. A criança que tiver a
letra deve marcá-la com a semente.
14- Quebra-cabeça com nomes:
Cada criança recebe seu nome escrito num cartão: deve recortar as letras, embaralhá-las,
remontar seu nome e, colar no caderno.
15- Cartões (em duplicata ) com os nomes:
A professora espalha, no meio da roda, os cartões com os nomes das crianças, em
duplicata, escritos em letra de imprensa e cursiva. Cada criança desvira dois cartões.
Encontrando o par, entrega-o ao dono e continua jogando, até não fazer mais par.
Finalmente, cada criança cola, no caderno, os dois cartões contendo o seu nome..
16-Junção do nome aos seus pedaços:
A professora distribui uma folha mimeografada contendo alguns nomes das crianças.
Embaixo desenha limites com sílabas correspondentes a cada nome para que a criança as
17- Marcação dos pedaços que formam o nome de um colega:
As crianças recebem uma folha com famílias sílabicas para que encontrem o nome de ...
18- Divisão sílabica do nome:
Fale o nome, batendo palmas - três, quatro ... palmas.
A professora escreve o numeral no quadro. Pergunta:
_ Quem tem nome de três sílabas, duas, quatro ...
Escreve, em seguida, os nomes debaixo do numeral e indaga:
_ Que nome tem mais sílabas ou menos sílabas?
19- Exercícios de completar:
Exemplo: Patrícia - Tomás = pato
Gabriela - Marina = lama
20- Junção de sílabas ou pedaços:
21- Descoberta de novas palavras com pedacinhos do nome:
A professora apresenta , no meio da roda , os nomes das crianças dividido em sílabas ,
em fichas , de maneira desordenada . Propõe em seguida:
_ Vamos ver quem consegue encontrar os pedaços de seu nome e formá- lo bem à sua
frente? As crianças vão ao centro da roda e , depois de encontrarem os pedaços, voltam aos
seus lugares e os ordenam.
_ Vamos ler cada um o seu nome ? Cada criança lê o seu nome, apontando os
pedacinhos com o dedo. Exemplo: E du ar do
A professora desafia:
_ Vamos tentar descobrir outras palavras usando esses pedaços ?
Uma criança sugeriu a palavra ‘nada’ e explicou que era NA de Nádia e DA de Daniela.
A professora pediu que a criança pegasse os pedaços de que precisava, formasse no
meio da roda a palavra e , em seguida, a escrevesse no quadro. A criança copiou: NaDa.
_ O que é “nada”?
As crianças discutem e explicam.
A professora escreve a palavra numa ficha, deixando um espaço para a criança
22- Formação de frases com as palavras:
A professora apresenta na roda as fichas de algumas palavras descobertas para as
crianças formarem frase.
Exemplo: O navio é belo.
Em seguida, entrega a cada criança uma folha com algumas frases, e elas realizam
_ Risque as palavras que você reconhece.
_ Passe um traço em volta da frase: O dedo é da Denise.
_ Faça uma cruz no nome dos colegas que aparecem nas frases.
23- Invenção de uma história com uma das palavras descobertas:
As crianças fornecem idéias e ditam frases ; a professora escreve-as no quadro.
No dia seguinte, a professora traz a história em cartaz e faz sua leitura, e interpretação,
assim como o reconhecimento das palavras conhecidas. Apresenta também a história
mimeografada aos alunos e pede-lhes:
_ Passem um traço em volta da palavra peteca.
_ Ilustrem a história.
24- Crachás com nomes em tamanhos diferentes
_ Nomes pequenos, crachás grandes.
_ Nomes grandes, crachás pequenos.
Exemplo: Pedro Patrícia
Perguntar a Pedro:
_ O que você acha disso?
Ele diz: Não concordo, porque o meu nome tem menos letras que o da Patrícia. Começa
com a letra P ; o primeiro a de Pa, você poderia ter feito mais gordo que o e de Pe.
A professora faz outras fichas para Pedro e Patrícia. Desta vez a da Patrícia fica maior.
25- Aparecimento da primeira família silábica
Com a discussão dos nomes Pedro e Patrícia, surgem vários jogos.
Exemplo: palavras que começam com Pe de Pedro e Pa de Patrícia.
Pergunta: O que tem de parecido no nome de Pedro e no nome da Patrícia?
As crianças descobrem: Pe e Pa.
Os nomes são separados em sílabas.
_ Vamos pegar o que é parecido? Pe Pa
Alguém já viu outros pedaços que podem ficar perto destes? (A professora mostrou o
Pe e o Pa ). As crianças dizem: pi - po - pu.
A professora escreve no quadro: pi. Vamos descobrir palavras que começam com pi?
Faz-se o mesmo exercício com as outras sílabas. Em seguida:
_Será que tem aqui na sala, colegas que têm estas letras no nome? a -e - i - o -u
Peguem as fichas, separem o nome em sílabas. Alguém já descobriu?
Iracema Thiago Gabriela
i a e
O que falta? Resposta: o - u.
Com este exercício, as crianças conseguem reconhecer e identificar rapidamente as vogais.
A professora faz uma ficha assim:
Iracema Thiago Gabriela
i a e o u
I A E O U
Outras fichas: Patrícia Pedro
pa pe pi po pu
Pa Pe Pi Po Pu
Também faz fichas pequenas com as sílabas: pa - pe - pi - po - pu , e as vogais.
Pedir às crianças que juntem os pedaços e tentem formar palavras.
A partir daí repetir e recriar exercícios de complementação e correspondência.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário