quinta-feira, 23 de abril de 2015

1- A história do próprio nome:

Como dever de casa, sugerir às crianças que peçam à mãe que escreva ou conte por que
receberam aquele nome.

2-Identificação do próprio nome no crachá:

Os crachás são espalhados na mesa e cada criança deve descobrir seu nome.

3- Identificação dos nomes dos colegas nos crachás:

Crachás são espalhados no chão. As crianças ficam assentadas em círculo:

_ Quem conhece outros nomes além do seu?

_ Mostre-me o nome do ...

_ Como você sabe que este é o nome do ...

 (cada criança deve explicar o critério usado)

4- Classificação dos nomes:

As crianças recebem uma folha contendo os nomes de todos os colegas. Devem recortar

e colar juntos, em outra folha, os nomes que são parecidos, de acordo com critério do próprio

ou sugerido pela professora.

5- Jogo com a ficha do nome:

As crianças recebem uma ficha com seu nome.

Devem dizer, batendo palmas, quantas letras tem o seu nome.

De quantos pedaços ele é formado.

A professora sugere: Vamos recortar o nome (como se fosse um quebra-cabeça) e

depois montá-lo para colar no caderno.

6- Outro jogo com a ficha:

Cada criança recebe uma ficha com o seu nome. A professora escreve no quadro uma

letra sem pronunciá-la.

_ Quem tem essa letra no nome? Faça uma cruz nela.

_ E esta? Faça uma bolinha.

_ E esta? Faça um risco.

Agora vocês vão escrever:

_ Quantas letras tem seu nome? Faça o numeral que represente a quantidade.

_ Quantas letras você marcou? Desenhe o numeral.

_ Quantas letras você não marcou? Escreva o numeral.

_ O que tem mais? Letras ou letras marcadas?

7- Jogo em dupla:

A professora distribui, para duas crianças que estão juntas, um retângulo de papel.

_ Cada colega vai escrever o nome do outro.

_ cada um escreve seu próprio nome e compara com o do colega.

_ Há alguma coisa parecida no seu nome e no de seu colega?

_ O que é parecido? Faça uma cruz nele.

_ O que é diferente? Faça um risco nele.

8- Correspondência de letras:

As crianças recebem uma folha de papel com os nomes de dois colegas. (Cada folha

com uma dupla diferente). Devem fazer a correspondência de letras parecidas nos dois

9- Recorte e colagem (letra inicial do nome)

Recorte e cole palavras, com a letra inicial de seu nome.

Os alunos devem procurar, em revistas e jornais, palavras que comecem com a letra do

seu nome, recortá-las e colá-las no caderno.

10- Recorte e colagem (Número de letras no nome)

Recorte e cole palavras com a mesma quantidade de letras que tem o seu nome.

As crianças devem procurar, em revistas e jornais, palavras com o mesmo número de

letras do seu nome, recortá-las e colá-las no caderno.

11- Ditado de iniciais:

Os alunos recebem uma folha de papel ofício. Devem dobrá-la, dividindo-a em oito

A professora dita o nome de um colega e as crianças escrevem a letra inicial daquele

12- Complementação (Preenchimento de lacunas)

A criança recebe uma ficha com seu nome, mas nele estão faltando algumas letras.

Deve completá-lo, fazendo posteriormente o confronto com outra ficha.. O mesmo trabalho

será feito com nomes dos colegas.

13- Bingo do nome próprio:

Cada aluno recebe um cartão com o seu nome e algumas sementes para marcar. A

professora lê e mostra uma a uma as letras retiradas de um saquinho. A criança que tiver a

letra deve marcá-la com a semente.

14- Quebra-cabeça com nomes:

Cada criança recebe seu nome escrito num cartão: deve recortar as letras, embaralhá-las,

remontar seu nome e, colar no caderno.

15- Cartões (em duplicata ) com os nomes:

A professora espalha, no meio da roda, os cartões com os nomes das crianças, em

duplicata, escritos em letra de imprensa e cursiva. Cada criança desvira dois cartões.

Encontrando o par, entrega-o ao dono e continua jogando, até não fazer mais par.

Finalmente, cada criança cola, no caderno, os dois cartões contendo o seu nome..

16-Junção do nome aos seus pedaços:

A professora distribui uma folha mimeografada contendo alguns nomes das crianças.

Embaixo desenha limites com sílabas correspondentes a cada nome para que a criança as

17- Marcação dos pedaços que formam o nome de um colega:

As crianças recebem uma folha com famílias sílabicas para que encontrem o nome de ...

18- Divisão sílabica do nome:

Fale o nome, batendo palmas - três, quatro ... palmas.

A professora escreve o numeral no quadro. Pergunta:

_ Quem tem nome de três sílabas, duas, quatro ...

Escreve, em seguida, os nomes debaixo do numeral e indaga:

_ Que nome tem mais sílabas ou menos sílabas?

19- Exercícios de completar:

Exemplo: Patrícia - Tomás = pato

 Gabriela - Marina = lama

20- Junção de sílabas ou pedaços:

21- Descoberta de novas palavras com pedacinhos do nome:

A professora apresenta , no meio da roda , os nomes das crianças dividido em sílabas ,

em fichas , de maneira desordenada . Propõe em seguida:

_ Vamos ver quem consegue encontrar os pedaços de seu nome e formá- lo bem à sua

frente? As crianças vão ao centro da roda e , depois de encontrarem os pedaços, voltam aos

seus lugares e os ordenam.

_ Vamos ler cada um o seu nome ? Cada criança lê o seu nome, apontando os

pedacinhos com o dedo. Exemplo: E du ar do

A professora desafia:

_ Vamos tentar descobrir outras palavras usando esses pedaços ?

Uma criança sugeriu a palavra ‘nada’ e explicou que era NA de Nádia e DA de Daniela.

A professora pediu que a criança pegasse os pedaços de que precisava, formasse no

meio da roda a palavra e , em seguida, a escrevesse no quadro. A criança copiou: NaDa.

_ O que é “nada”?

As crianças discutem e explicam.

A professora escreve a palavra numa ficha, deixando um espaço para a criança

22- Formação de frases com as palavras:

A professora apresenta na roda as fichas de algumas palavras descobertas para as

crianças formarem frase.

Exemplo: O navio é belo.

Em seguida, entrega a cada criança uma folha com algumas frases, e elas realizam

_ Risque as palavras que você reconhece.

_ Passe um traço em volta da frase: O dedo é da Denise.

_ Faça uma cruz no nome dos colegas que aparecem nas frases.

23- Invenção de uma história com uma das palavras descobertas:

As crianças fornecem idéias e ditam frases ; a professora escreve-as no quadro.

No dia seguinte, a professora traz a história em cartaz e faz sua leitura, e interpretação,

assim como o reconhecimento das palavras conhecidas. Apresenta também a história

mimeografada aos alunos e pede-lhes:

_ Passem um traço em volta da palavra peteca.

_ Ilustrem a história.

24- Crachás com nomes em tamanhos diferentes

_ Nomes pequenos, crachás grandes.

_ Nomes grandes, crachás pequenos.

Exemplo: Pedro Patrícia

Perguntar a Pedro:

_ O que você acha disso?

Ele diz: Não concordo, porque o meu nome tem menos letras que o da Patrícia. Começa

com a letra P ; o primeiro a de Pa, você poderia ter feito mais gordo que o e de Pe.

A professora faz outras fichas para Pedro e Patrícia. Desta vez a da Patrícia fica maior.

25- Aparecimento da primeira família silábica

Com a discussão dos nomes Pedro e Patrícia, surgem vários jogos.

Exemplo: palavras que começam com Pe de Pedro e Pa de Patrícia.

Pergunta: O que tem de parecido no nome de Pedro e no nome da Patrícia?

As crianças descobrem: Pe e Pa.

Os nomes são separados em sílabas.

_ Vamos pegar o que é parecido? Pe Pa

Alguém já viu outros pedaços que podem ficar perto destes? (A professora mostrou o

Pe e o Pa ). As crianças dizem: pi - po - pu.

A professora escreve no quadro: pi. Vamos descobrir palavras que começam com pi?

Faz-se o mesmo exercício com as outras sílabas. Em seguida:

_Será que tem aqui na sala, colegas que têm estas letras no nome? a -e - i - o -u

Peguem as fichas, separem o nome em sílabas. Alguém já descobriu?

Iracema Thiago Gabriela

 i a e

O que falta? Resposta: o - u.

Com este exercício, as crianças conseguem reconhecer e identificar rapidamente as vogais.

A professora faz uma ficha assim:

Iracema Thiago Gabriela

 i a e o u

 I A E O U

Outras fichas: Patrícia Pedro

 pa pe pi po pu

 Pa Pe Pi Po Pu

Também faz fichas pequenas com as sílabas: pa - pe - pi - po - pu , e as vogais.

Pedir às crianças que juntem os pedaços e tentem formar palavras.

 A partir daí repetir e recriar exercícios de complementação e correspondência.

0 comentários:

Search

Tecnologia do Blogger.

Seguidores